Textos


LAÇOS DE FAMÍLIA

- Mas estava tão tranquilo entre vocês.

- Sim. Até um fatídico encontro social fazer a besta abrir a torneira de asneiras e em cinco minutos exibir seu preconceito contra homossexuais e afins, portadores de HIV, viciados e a falta de Deus na vida de pessoas com depressão.

- Retiro o que eu disse. Tenho parentes gay, portador de HIV, e um histórico de alcoolismo na família. Sei como é difícil chegar ao momento de apresentar a família. Quer dizer, enquanto minha mãe viúva e meus irmãos solteiros, tudo bem, mas não fica só por aí...

- Às vezes nos distanciamos daquilo que não nos faz bem, mas isso não significa que não estamos atentos ao que acontece com cada um. Cresci numa família numerosa. A galera animada no show era composta de irmão e primos. Os amigos vieram depois, mas nunca a mesma vibração. Amo o imperfeito, abraço com generosidade os momentos alegres, os momentos tristes do nosso universo familiar. Rejeição na minha família não há. Na hora do pega pra capar o sangue borbulha e sempre fala mais alto não importa o quão contrariado nos sintamos.

- Minha afinidade com você veio daí. Quando vi a sua raiva de um parente e ao mesmo tempo resolvendo a burrada, lembrei do meu saudoso Pai. A mesma coisa. Se irritava com coisa errada, mas sempre a postos para limpar a lambança.

- Li nalgum lugar que família é o amor que plantamos em solo fértil com raiz forte e que cultivamos e cuidamos constantemente, para que brotem belas flores e bons frutos.

- Bela analogia. Não é por acaso que a nossa genealogia é representada por uma árvore. E pra não perder o fio da meada lembrei da Clarice Lispector e seu Laços de Família. Quantos conflitos, quantos questionamentos, quantas verdades nos segredos e dramas ali contados sob  o prima da mulher em família aos olhos da sociedade.

- Li duas vezes, uma porque fazia parte da lista de livros para o vestibular, a outra já burguesa padrão. E confesso que sempre uma das personagens me habita quando erigem as minhas crises existenciais. 

- Família tradicional, casal e um bicho de estimação, pai e filhos, mãe e filha, dois pais ou duas mães, família em que os avós são os pais, família de sangue e até família de coração, o único lugar do mundo em que se pode ser a si mesmo sem o sentimento modificar.

- Pai do céu! Mensagem de minha mãe dizendo que fez lasanha pro jantar.

- Tic tac. Melhor não atrasar.

___________
Árvore da Vida - artesanato mexicano.
Luana Sávia Aires
Enviado por Luana Sávia Aires em 17/08/2019
Alterado em 17/08/2019


Comentários